terça-feira, 12 de maio de 2015

Projeto In or Out? Tendência Botas Over the Knee


OI Galera,

Eu e mais 6 blogueiras fomos convidadas pela querida Isabella Paiva, do blog The Urban Trends, para participar do projeto In or Out. Basicamente, uma vez por mês daremos nossa opinião sobre alguma tendência do mundo fashion. O tema deste mês são as Botas Over the Knee.



As botas over the knee já fazem sucesso há tempos, muito antes do que pensávamos. Resumidamente e de acordo com algumas informações que consegui graças a internet (obrigada Wikipédia), as botas de couro acima do joelho, também conhecidas como cuissardes, já eram usadas para equitação por homens desde o século XV. Posteriormente, já no século XVI e XVII, com o desuso de uma armadura completa, integraram o uniforme do regimento de cavalaria, pois fornecia uma proteção extra para as pernas. Continuaram bem comuns, obviamente somente entre os homens, até o séc. XIX.

Entretanto, a partir da década de 1960, as botas over the knee, que ainda possuíam um caráter extremamente masculinizado, granharam um aspecto fashion e foram adaptadas para o guarda-roupa feminino pelas marcas Balenciaga, YSL e alguns anos depois pela famosa loja inglesa Biba. Este modelo passou a representar um rompimento com a estética extremamente feminina das tendências de moda até o momento.

Durante as próximas décadas as botas "OTK" ainda permaneceram bem populares. No anos 80 e no comecinho dos 90 apareciam com frequência da mídia e em desfiles de moda, quem via o programa "Xou da Xuxa" com certeza se lembrará dos modelos usados pela apresentadora. Para mim o modelo mais icônico é o usado pela atriz Julia Roberts no filme "Uma Linda Mulher".  Com o passar dos anos, ao meu ver, as botas acima do joelho acabaram sendo associadas à um estilo mais vulgar e extremamente sexy e caíram no ostracismo. 

Porém, há mais ou menos 5, 6 anos este modelo foi repaginado e passou a receber uma grande atenção da imprensa especializada em moda. Graças ao novo cenário fashion, no qual o street style e os blogs já dominavam a internet, a Over the Knee Boots ganharam uma nova aceitação e status no mercado e atualmente seguem com uma tendência forte e alvo de desejo de muitas mulheres.

Mas enfim, chega de blá blá blá, vamos ver alguns exemplos de como usar as Over the Knee boots:


- Com saias:
Erika / Cassandra / Sara 


- Com vestidos:
Denisa Dee / Stephanie Harrison / Olivia Emily

 - Com shorts, legging e jeans:
Rowan Reiding /Joanne K. / Charlotte

Gente, eu sou apaixonada por este modelo de botas! Já postei aqui no blog um look usando minhas over the knee boots, que apesar de não ficarem extremamente acima do joelho quebram um grande galho. Acho que apenas 3 palavras são necessárias para descrevê-las: elegantes, estilosas e versáteis. Sem contar que são perfeitas para nos manter aquecidas e chiques no inverno, infelizmente no verão extremamente quente aqui do Brasil, fica impossível usá-las.
Enfim, para mim a tendência é totalmente In! Independente do seu biotipo, acredito que é possível usá-las sem medo! Esqueçam as regras, o importante é se sentir confortável consigo mesmo!


Abaixo seguem as opiniões sobre a tendência das outras blogueiras participantes do projeto, vamos conferir:


Danielle Woyames (blog Balaio da Dany): Eu sempre achei as "over-the-knees" polêmicas! (rs) Na verdade, acho que tem que ter estilo para segurar uma dessas. Todos dizem que é preciso ter pernas longas para usar e tal, mas acho que a gente tem que usar o que gosta! Se eu estivesse num lugar muito frio, acho que usaria sim, talvez com uma calça da mesma cor da bota (porque meu quadril é avantajado e se tiver uma quebra muito brusca no tom, pode ficar esquisito). Infelizmente, aqui no Rio de Janeiro é quase impossível aguentar uma bota dessas pelo calor (até nos dias "super frios" de 18º huahuahuahua). Então, parecer final, apesar de tudo que falei (rs): IN!

Thamiris Sgalbiero (blog Like Paradise): Já vi as botas over the knee diversas vezes em filmes "antigos" e em apresentações de algumas cantoras, tipo Katy Perry, Madonna e etc., mas só fui parar pra prestar atenção nas botas mesmo, quando estava assistindo a série Gossip Girl e vi a personagem da Blake Lively usando até mesmo parar ir ao colégio e eu achei as botas incríveis, simplesmente pelo fato de "esconder" um pouco a perna dando total atenção a bota, podendo salvar muitas composições de looks. Fora que fica super elegante, seja com salto ou sem salto. Sou meio suspeita para falar sobre botas, porque sou louca por esse calçado, se eu pudesse faria coleção. Enfim, é obvio que pra mim é IN!

Thabata De Lacerda (blog Não Conta pra Ninguém): Quando eu era mais nova, eu achava muito estranho ou vulgar porque via celebridades ousadas usando, como a Madonna por exemplo. Depois de muito tempo comecei a entender como se usar e como poderia ficar incrível dependendo do look. Entretanto eu acho que pessoas baixinhas, por terem a perna muito curta (oi, prazer), não são as mais indicadas porque somem um pouco... Mas tudo depende de como se usa ainda! Mas como hoje em dia eu acho lindo mesmo que com restrições, pra mim é IN com certeza! 

Karoline Duarte (blog Gipsyyy): No geral acho que esse tipo de bota deixa a mulher com um ar mais sensual e poderoso. Eu via muito as meninas gringas usando e amava, achei que demorou um pouquinho para chegar aqui no Brasil, mas agora já temos algumas referencias, ainda bem! Esse lance de ter que ser alta e magra para poder usar eu acho que não ta com nada, se você se sentir bem, use sim. Mas por já ser um sapato que chama bastante atenção, acredito que a escolha do restante da roupa tem que ser bem cuidadosa para o look não ficar exagerado. Eu super usaria se não morasse em um lugar tão quente. Grande dica, não use se sua cidade estiver fazendo mais que 21°C. No mais, totalmente IN!

Isabella Paiva (blog The Urban Trends): Quando eu era criança e eu vi uma linda mulher pela primeira vez eu juro que me fantasiava usando uma over knee #mejulguem, sério, achava super feminino e ficava pensando que quando eu crescesse eu iria ter uma. Não tenho, infelizmente. Tirando todo o sex appeal que a over knee tem (e o filme uma linda mulher mostra muito bem isso), acho que dá pra usar sem puxar para esse lado suuuuuuuuuuuper sensual da bota. Dá pra ser bem estilosa, combinar com vestidinhos rodados de mocinha (combinação com over knee que mais amo, justamente por causa de misturar uma peça delicada com uma peça sensual) e ficar lhenda e phyna. Super in, se não morasse em Vitória e querer me matar de calor por usar calça jeans.

Sammy Itaborahy (blog La Diabolique): Acho que é uma trend que depende muito. Quando tem um salto agulha, já acho meio out, porque fica cheio de informação (pelo comprimento do cano ser really longo), então acaba vulgarizando. Quando tem salto pequeno ou não possui um saltinho, acho super amor. É uma trend que pode ser super explorada e cai bem com shortinhos até vestidinhos, sabendo mesclar as peças para, de novo, não vulgarizar. Over knee é uma trend que já contem bastante informação e por isso acho que só é in quando investida em looks puxados para less is more.

Ketryn Alves (blog Maruja Marota): Acho lindas, principalmente combinadas com um visual mais ~trevoso~. Eu tenho a sensação que me sentiria "uma deusa, uma louca, uma feiticeira" se usasse, mas a maioria das botas over knee são ou de salto ou de montaria e não combinam muito comigo. Eu não me dou muito bem com saltos e uso botas de montaria "normais" praticamente só pra andar a cavalo, então eu facilmente trocaria uma bota over knee por um coturno com cano alto. Enfim, acho que não usaria, mas admiro quem sabe usar.





Então é isso! Não deixem de conferir os outros blogs participantes!

Também gostaria muito de saber a opinião de vocês sobre esta tendência, me digam aí nos comentários!

Espero que vocês tenham gostado e até o próximo post!